FAQs

1. O QUE É A MPS – MÚTUA PORTUGUESA DE SAÚDE – MÚTUA DE SEGUROS, COOPERATIVA DE RESPONSABILIDADE LIMITADA?

  • A MPS – Mútua Portuguesa de Saúde – Mútua de Seguros, Cooperativa de Responsabilidade Limitada é uma mútua de seguros constituída em 27 de maio de 2024 sob a forma de cooperativa de responsabilidade limitada, constituída nos termos do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 3º e artigo 58.º da Lei n.º147/2015, de 9 de setembro (Regime Jurídico de Acesso e Exercício da Atividade Seguradora e Resseguradora ou RJASR) e que tem como propósito a assistência na saúde, na doença e na melhoria da qualidade de vida dos seus beneficiários. A Mútua Portuguesa de Saúde, tem a sua atividade regulada e supervisionada pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) com o código 1210.
  • Oferece condições ímpares para os seus segurados, sem limite de idade e sem período de carência, sem exclusões de doenças pré-existentes e sem limites de capital nas coberturas de hospitalização e ambulatório, exceto em alguns atos médicos identificados.
  • É um seguro justo, o prémio referente a cada colaborador é calculado como uma percentagem do seu salário bruto Anual (atualmente 3,5%x14 meses) com um mínimo de pagamento de 400€ anual e um máximo de 2.500€, pago de forma mensal (12 meses), para usufruir de inúmeros benefícios de um seguro de saúde bastante abrangente.

2. O PAGAMENTO DO PRÉMIO DE SEGURO À MPS É FEITO PELO COLABORADOR OU PELA EMPRESA?

  • O pagamento do prémio à MPS é SEMPRE FEITO PELA EMPRESA pois o Seguro da MPS é um Seguro de Grupo em que a empresa é o Tomador de Seguro.

3. O VALOR REFERENTE AO PRÉMIO DE SEGURO DA MPS É SUPORTADO PELO COLABORADOR OU PELA EMPRESA?

  • O prémio do Seguro da MPS poderá ser suportado pelo Colaborador (Contributivo), pela Empresa (Não Contributivo) ou por ambos (Misto).

    4. QUEM SÃO OS FUNDADORES DA MPS?

    • Os membros fundadores e os sponsors da MPS são pessoas de referência, com conhecimento e experiência relevantes no setor da saúde em Portugal. Conheça os nossos fundadores no site www.mutuasaude.pt.

    5. QUEM PODE BENEFICIAR DO SEGURO DE SAÚDE DA MPS?

    • Colaboradores, vinculados por contrato de trabalho com as empresas que aderiram ao seguro;
    • Colaboradores reformados, desempregados ou em licença sem vencimento e, que na data de passagem e reforma, desemprego ou respetiva licença, se encontrem com vínculo à empresa aderente ao seguro.

    6. EXISTEM EXCLUSÕES DE DOENÇAS PRÉ-EXISTENTES?

    • Não. Não existem exclusões de doenças pré-existentes.

    7. EXISTEM PERÍODOS DE CARÊNCIA?

    • Não. Não existem períodos de carências, ou seja, o beneficiário pode utilizar o seu seguro desde o dia da adesão.

    8. POSSO INCLUIR A MINHA FAMÍLIA NO SEGURO DE SAÚDE DA MPS?

    • Sim. Pode incluir Cônjuge de beneficiário titular no ativo ou aposentado; e União de facto, desde que coabitem há mais de dois anos;
      • Descendentes (filhos e enteados do beneficiário titular):
        – Menores de idade;
        – Maiores de idade:
            • Até aos 26 anos, desde que frequentem cursos de nível médio/superior;
            • Se sofrerem de incapacidade total e permanente ou de doença prolongada, que obstem à angariação de meios de subsistência.

    9. COMO EMPREGADOR POSSO TER BENEFÍCIOS FISCAIS?

    • Sim. A contribuição realizada pela entidade empregadora dedutível para efeito de IRC (até ao limite de 15% das despesas de remuneração com pessoal).

    10. QUAIS AS COBERTURAS DO SEGURO DE SAÚDE DA MPS?

     Hospitalização

    • Hospitalização
    • Internamento
    • Cirurgia
    • Parto
    • Tratamentos oncológicos (Radioterapia e Quimioterapia)

    Ex: Diária de Internamento com reembolso de no Máx. 130€ 

     Assistência Ambulatória

    • Consultas
    • Tratamentos e Exames auxiliares de diagnóstico

    Ex: Copagamento em consultas de Especialidade no valor de 10€; consultas de Urgência no valor de 25€; ecografias no valor de 7,5€ e Ressonância Magnética no
    valor de 35€

    Estomatologia

    • Consultas
    • Tratamentos
    • Exames auxiliares de diagnóstico
    • Próteses e Ortóteses Estomatológicas

    Ex: Consultas e Tratamentos com copagamento de no Mín. de 15€ e Máx. de 30€

    Medicamentos

    • Com e sem pré-comparticipação pelo SNS (aprovados pela EMA*)

    Ex: Reembolso de 80% (Mín. de 3€)

    *Agência Europeia do Medicamento

    Serviços de Atendimento Permanente

    • Médico ao Domicílio e Vídeo-consultas

    Ex: Médico ao domicílio com
    copagamento de 15€

    Descontos

    • Rede de Saúde e Bem-Estar
    • Rede de Óticas
    • Rede de Farmácias e Parafarmácias
    • Rede de prestadores de cuidados geriátricos
    • Dispositivos médicos e geriátricos
    • Equipamentos de Fisioterapia e Fitness

    Vacinas

    Consulte as condições do produto aqui: https://mutuasaude.pt/coberturas

     

    11. QUAL A REDE MÉDICA ONDE POSSO UTILIZAR O SEGURO DA MPS?

    • O seguro de Saúde da MPS permite-lhe o acesso a uma das melhores redes médicas ibéricas, a rede da FUTURE HEALTHCARE com mais de 42.600 prestadores, 28.390 médicos, 4.136 exames,1.272 clínicas e 82 hospitais privados.

    12. ONDE POSSO CONSULTAR A REDE MÉDICA?

    13. EXISTEM CAPITAIS MÁXIMOS NAS COBERTURAS DE HOSPITALIZAÇÃO E INTERNAMENTO?

    • Não. O seguro de saúde da MPS, não tem limite de capital nas coberturas de hospitalização e ambulatório, exceto para alguns atos médicos identificados.

    14. EXISTE IDADE LIMITE DE PERMANÊNCIA NO SEGURO DE SAÚDE DA MPS?

    • Não. Ao contrário da maioria dos seguros de saúde, no seguro de saúde da MPS, não existe idade máxima de permanência.

    15. QUEM PODE ADERIR?

    • Quem pode aderir são as empresas que tenham no mínimo 10 colaboradores. Para simulação do seguro de saúde clique aqui, sem questionários clínicos.
        • Deve fazer o seu registo na Área de Clientes MyMPS e indicar os dados dos colaboradores (Massa Salarial) e familiares (Idades) que pretende incluir no Seguro.
        • Ao efetuar a simulação irá ter acesso ao valor do prémio mensal e anual do Seguro. Estando na posse deste valor, pode avançar para emissão do contrato.

    Dados necessários para o registo na área de clientes MyMPS:
    • Nome da Empresa
    • Email da Empresa
    • NIF da Empresa
    • Telemóvel da Empresa

    16. OS PROFISSIONAIS LIBERAIS OU PESSOAS INDIVIDUAIS PODEM ADERIR AO SEGURO?

    • Não. Apenas os colaboradores e familiares das empresas aderentes à MPS, podem subscrever o seguro.

    17. QUAIS AS CONDIÇÕES PARA A EMPRESA ADERIR AO SEGURO DA MPS?

    • A empresa deve adquirir um título de capital da Associação Mutualista da MPS, no valor de 60€ por cada colaborador.

    18. SE O COLABORADOR MUDAR DE EMPREGO, PARA UMA EMPRESA QUE NÃO SEJA ADERENTE AO SEGURO DA MPS, PODE CONTINUAR COM O SEGURO DA MPS?

    • Sim, a aquisição do título de Capital permite ao colaborador continuar com o seguro noutra empresa, mesmo que esta não seja aderente do seguro da MPS.

    19. SE O COLABORADOR SE REFORMAR AO SERVIÇO DA EMPRESA ADERENTE AO SEGURO DA MPS, PODE CONTINUAR COM O SEGURO DA MPS?

    • Sim, a partir da data da reforma, o colaborador reformado passa para uma apólice individual, em que ele é o tomador de seguro, responsável pelo pagamento do prémio, e o cálculo do prémio passa a ser efetuado com base na Reforma, com os mínimos e máximos correspondentes.

    20. PARA ALÉM DO PAGAMENTO DO PRÉMIO E DO VALOR DO TÍTULO DE CAPITAL, EXISTE MAIS ALGUM CUSTO PARA O COLABORADOR/EMPRESA?

    • Sim, o colaborador/empresa tem de contribuir com 2€/ano para as despesas correntes da Associação Mutualista da MPS.

    21. AS DESPESAS QUE TEM COM UM SEGURO DE SAÚDE SÃO DEDUTÍVEIS EM IRS?

    • Sim. Nos termos da Lei.

    22. QUE INFORMAÇÃO POSSO CONSULTAR NA ÁREA DE CLIENTES MyMPS?

    ◦ Consulta de Dados Gerais e Recibos (1)
    ◦ Gestão do Contrato (1)
    ◦ Consulta de Dados Pessoais
    ◦ Consulta de Rede Médica (2)
    ◦ Marcação de Consultas na Rede Médica (2)
    ◦ Consulta da Utilização na Rede Médica (2)
    ◦ Marcação de Vídeo-Consultas (2)
    ◦ Submissão e Consulta de Reembolsos (2)
    ◦ Submissão e Consulta de Autorizações (2)

    (1) Funcionalidade apenas disponível para empresas
    (2) Funcionalidade apenas disponível para beneficiários

    23. COMO POSSO VER AS MINHAS UTILIZAÇÕES, SUBMETER DESPESAS E VER OS REEMBOLSOS?

    • Terá de se registar no MyMPS e conseguirá, através da Área de Clientes, gerir o seu Seguro de forma totalmente digital.

    24. PARA TER UMA IDEIA DE VALORES, QUANTO CUSTA UMA CONSULTA OU UM RAIO X NA MPS?

    • Nos prestadores convencionados uma consulta custará 10€ e um Raio X 5€.